Molhos Mãe

(Imagem: Pinterest)

Oii, tudo bem? Combinar um molho a um alimento com sucesso demonstra a perícia técnica, compreensão do alimento, a habilidade de julgar e avaliar os sabores, e as texturas e cores do prato. Mas você sabe quais são os molhos mãe?

Molhos são produções quentes ou frias que servem para acompanhar, realçar, disfarçar ou, até mesmo, identificar um alimento. Além disso, acrescentam umidade, suculência aos alimentos com pouca gordura ou preparados com métodos de cocção que tendem a ressecá-los; realça a cor e o brilho, deixando os pratos mais atraentes. 

Os molhos mãe são aqueles que têm sabor básico, servindo de base para outros molhos, e que tem uma durabilidade maior. 

Molho Béchamel
(Imagem: Pinterest)


É um molho de base clara, tendo como elemento líquido o leite, o espessante roux claro (farinha de trigo + manteiga), a cebola piquée e componentes aromáticos, como a noz moscada. 

Possui muitos derivados e pode ser utilizado como base para sopas e como liga em algumas preparações, como suflês e croquetes.


Molho Espanhol

(Imagem: Pinterest)

É um molho de base escura e deve ser brilhante, translúcido, de coloração marrom escura e textura consistente, sem viscosidade.

A sua preparação é iniciada com fundo escuro, reforçando com o mirepoix caramelizado (50% cebola, 25% cenoura, 25% salsão), pinçagem com purê de tomate, aromáticos e espessado com o roux escuro.


Molho de Tomate

(Imagem: Pinterest)
Possui diversas formas de ser produzido, tendo como base o tomate. Pode-se acrescentar bacon, pode ser feito com manteiga ou azeite. Pode, também, ser transformado em purê, bem homogêneo, ou em deixando em pedaços desiguais, ficando mais rústico. 


Molho Velouté

(Imagem: Pinterest)

É um molho de base clara, composto por roux amarelo e fundos claros (aves, vegetais, peixes) e tem textura aveludada. Deve refletir o sabor do fundo utilizado, ter coloração marfim, ser brilhante, encorpado e ter consistência de napé leve. 


Molho Hollandaise

(Imagem: Pinterest)

É um molho de sabor sutil e textura delicada. Trata-se de uma emulsão quente, semi-permanente, preparado em banho-maria com vinagre ou suco de limão, gemas de ovos e manteiga clarificada. O uso da manteiga clarificada, resulta em um molho mais estável e consistente. 



Em breve, irei trazer um post sobre outros tipos de molho. Espero que tenham gostado!

Beijinhos,















Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.