Les Pâtes
(Imagem: Pinterest) |
Oie! Não sou nenhuma especialista em confeitaria, mas pensei em trazer um post falando sobre algumas massas utilizadas nessa área.
Les Pâtes são massas não aeradas ou pouco aeradas, utilizadas como base nas produções recebendo os recheios e coberturas.
Pâte Sablée e Brisée
São massas ricas em gorduras e quebradiças, menos doces e que combinam tanto com recheios doces quanto com recheios salgados.
Pâte Sucrée
É mais açucarada e mais crocante, combinando com recheios mais ácidos. Por ser uma massa mais firme, pode ser trabalhada com o rolo de massa.
Pâte à Choux
É uma massa creme, úmida, em que se cozinha a farinha de trigo para que se trabalhe o amido contido nela e que ganha estrutura pelo acréscimo de ovos. No forno, ela adquire volume a partir da evaporação de grande parte da água, formando câmaras de ar.
Pâte Feuilltée
É a massa folhada produzida a partir de uma massa elástica, a base de farinha de trigo, envolvendo uma porção de manteiga. É aberta com o rolo e recebe dobras, fazendo com que a manteiga subdivida a massa em camadas.
Quando é assada, a manteiga derrete e o vapor forma câmaras de ar que dão a textura crocante, além de ganhar volume e leveza.
Pâte à Crêpes
Massa mais líquida, podendo ser neutra ou doce, confeccionada em superfície antiaderente que pode receber uma grande variedade de recheios, inclusive envolvendo mousses.
Espero que tenham gostado! Em breve, voltarei com mais massas da confeitaria!
Beijinhos,
Nenhum comentário: